Por Raquel Cruz Xavier

15/08/2017

Automação residencial é tendência no Brasil

Antes limitado a acender luzes e abrir/fechar cortinas ao toque de um botão, a automação residencial ganhou bastante espaço nos últimos anos. “Essa tecnologia dependia no passado de um aparelho caríssimo, que servia apenas para controlar poucas funções dentro de casa. Agora, com a popularização dos tablets e smartphones, esses controles ficaram mais acessíveis”, comenta José Roberto Muratori, diretor executivo da Aureside. O engenheiro proferiu a palestra Automação residencial: situação atual e tendências, realizada no primeiro dia da NETCOM 2017, em São Paulo.

O especialista destaca que hoje quem busca serviços inteligentes dentro de sua casa tem um perfil diferente do observado quando surgiu essa tecnologia. “As pessoas queriam principalmente mostrar para a família, o que tornava tudo muito superficial. Com essa tecnologia se tornando mais habitual, isso passou a ser uma questão de custo-benefício em vez de ego”, conta.

Em relação às tendências de mercado, Muratori aponta as já citadas automações em sistemas de iluminação como o carro-chefe. Porém, o setor de vigilância e controle de acessos se mostra com maior potencial de crescimento – seja para o monitoramento de crianças, permitir e negar entradas em condomínios e residências, entre outros fins nesse sentido.

 

Ainda falta conhecimento para maior adesão

Apesar de promissor, a automação residencial ainda precisa vencer a barreira da falta de conhecimento do público sobre o assunto. “Compramos carros de 40 mil reais com muito mais automação do que uma casa, que vale sete, oito vezes mais. Muita gente não percebeu que essa tecnologia não é um luxo, mas sim uma forma de diminuir custos e trazer mais comodidade”, explica.

A Khomp está neste universo da automação para residências, condomínios e empresas com a sua linha de porteiros eletrônicos IP Wall. Por meio de protocolo SIP e leitura RFID de keytags o usuário pode definir horários de entrada e saída, abrir e fechar portões à distância, conferir quando os filhos chegam em casa, entre diversas outras funcionalidades.

Conheça melhor a nossa linha IP Wall neste link e continue acompanhando a cobertura da NETCOM 2017!

 

Facebook Twitter Linkedin

Leia a política de privacidade da Khomp